TENHO LIPEDEMA?
O lipedema é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, predominantemente mulheres. É uma condição que se manifesta pela inflamação e acúmulo de gordura nas pernas, coxas e braços ocasionando dores, inchaço e deformidades, prejudicando a autoestima, mobilidade e qualidade de vida.
O Dr. Mateus Sobral busca tratar o lipedema de forma multidisciplinar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o bem estar de suas pacientes. O tratamento visa preparar as pacientes para o procedimento cirúrgico e posteriormente manter um estilo de vida que propicie o controle dos sintomas e a manutenção dos resultados cirúrgicos. Nessa abordagem multidisciplinar estão envolvidos nutrologia, nutrição, fisioterapia e cirurgia vascular e a cirurgia plástica.
Como é feito o diagnostico do lipedema?
Não existe até o momento um único exame para diagnosticar o lipedema. Por isso é necessário uma avaliação clínica para entender todas as queixas, sinais e sintomas, além de realizar alguns exames, como o US com Doppler de membros inferiores para avaliar as veias, artérias e vasos linfáticos.
É importante lembrar que o lipedema pode ser, com frequência, confundido com outras condições como, por exemplo, obesidade e celulite.
Quais são os principais sintomas?
- Dor e sensação de peso nas pernas
- Pernas que ficam com hematomas facilmente
- Tronco fino e aumento da gordura da cintura para baixo
- Pernas hipersensíveis ao toque
- Mesmo com dieta, exercícios e perda de peso o volume das pernas não reduz
- Histórico familiar
Tratamento do lipedema
O tratamento do lipedema deve ter uma abordagem multidisciplinar e contínua, pois trata-se de uma doença sem cura mas controlável.
- Nutrologia: busca melhorar os hábitos alimentares, estimular a prática de exercícios físicos, promover redução de peso e controlar a inflamação crônica, típica das pacientes com lipedema.
- Nutrição: Desenvolver hábitos alimentares saudáveis que se encaixam na sua rotina, com o objetivo, não só de perda de peso, mas de melhorar a qualidade de vida e bem estar.
- Cirurgia Vascular: O Lipedema está também relacionado a outras doenças vasculares e linfáticas. Com a utilização de exames como o US com Doppler de Membros Inferiores é possível um diagnóstico mais preciso e um planejamento terapêutico personalizado.
- Cirurgia Plástica: Entre os tratamentos disponíveis para o lipedema, a lipoaspiração tem uma grande importância. A lipoaspiração tem o objetivo de remover a gordura das regiões afetadas pelo lipedema, melhorando o contorno dos membros inferiores e aliviando os sintomas, sobretudo dor e hipersensibilidade ao toque.
Infelizmente, o lipedema é uma doença que não tem cura. No entanto, é possível controlar os sintomas e, assim, melhorar sua autoestima, qualidade de vida e bem-estar.