junho 21, 2024

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM 5 TIPOS DE ABDOMINOPLASTIA? 

A abdominoplastia, também chamada de dermolipectomia abdominal, é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo remodelar e tonificar o abdome, através da remoção do excesso de pele e gordura, além de restaurar a musculatura abdominal enfraquecida. Se você está pensando em realizar uma abdominoplastia, aqui está tudo o que você precisa saber.

O Dr. Mateus Sobral,

desde a sua formação em cirurgia plástica, se dedicou as cirurgias de mama e contorno corporal, estando a abdominoplastia entre as cirurgias mais realizadas.

O que é Abdominoplastia?

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa melhorar a aparência do abdome, removendo o excesso de pele e gordura e restaurando a funcionalidade dos músculos abdominais. É indicada para pessoas com flacidez de abdominal após gravidez, variação significativa de peso ou envelhecimento.

Existem muitas variações técnicas de abdominoplastia e cabe ao cirurgião plástico, definir qual o melhor procedimento para solucionar as suas queixas e atender as suas expectativas.

Quais os 5 tipos de abdominoplastia?

1- Miniabdominoplastia:

É uma técnica indicada para pacientes com pouca flacidez de pele, principalmente, abaixo do umbigo. Nesse procedimento, o próprio o umbigo da paciente é reposicionado um pouco abaixo da posição inicial. Geralmente, a cicatriz da miniabdominoplastia é menor pois a retirada de pele também é menor.

2- Abdominoplastia convencional:

É a técnica clássica. Indicada para pacientes com flacidez de pele acima e abaixo do umbigo. Na abdominoplastia convencional é confeccionado um novo umbigo, técnica também chamada de neo-onfaloplastia. A cicatriz tende a ser maior pois uma grande extensão de pele flácida é retirada.

3- Abdominoplastia em âncora:

É uma técnica utilizada para retirada de grandes quantidades de pele, indicada para pacientes que passaram por uma grande perda de peso, como os que realizaram cirurgia bariátrica. Através dessa técnica, o cirurgião tem a possibilidade de retirar pele em todas as direções do abdome, lateralmente, acima e abaixo do umbigo.

4- Abdominoplastia reversa:

É uma técnica indicada para pacientes com excesso de pele apenas na região acima do umbigo. Nesse tipo de cirurgia a cicatriz fica posicionada abaixo das mamas.

5- Lipoabdominoplastia:

É o tipo de abdominoplastia mais realizada atualmente. Nesse procedimento há uma associação de abdominoplastia convencional e lipoescultura. Dessa forma, o cirurgião consegue tratar a flacidez de pele através da abdominoplastia e retirar gordura localizada através da lipoaspiração. O resultado final é uma mudança completa do contorno corporal.

Para quem está indicada a abdominoplastia?

Os melhores candidatos para abdominoplastia são adultos no peso ideal ou próximos dele, mas que tem excesso de pele e gordura na região abdominal, que não respondem à dieta e exercícios físicos. É importante que as expectativas em relação aos resultados sejam realistas e que os pacientes estejam comprometidos com um estilo de vida saudável após o procedimento.

Recuperação da Abdominoplastia

A recuperação da abdominoplastia pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente envolve um período de repouso e recuperação de duas a quatro semanas. Durante esse tempo, os pacientes devem evitar atividades extenuantes. É de vital importância que as orientações pós-operatórias sejam seguidas, como por exemplo, comparecer aos retornos, seguir os cuidados com a incisão cirúrgica, utilizar cintas e talas e realizar as drenagens linfáticas.

Resultados da abdominoplastia

Os resultados da abdominoplastia são geralmente duradouros, desde que o paciente mantenha um peso estável e um estilo de vida saudável após o procedimento.

Por quê realizar a sua abdominoplastia com o Dr. Mateus Sobral?

O Dr. Mateus Sobral é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em cirurgias de mama e contorno corporal, tendo vasto conhecimento sobre as técnicas de abdominoplastia e lipoaspiração. No seu dia a dia, o Dr. Mateus busca entender os desejos e expectativas de suas pacientes, para decidir, em conjunto, o melhor procedimento a ser realizado, sempre, é claro, com toda a segurança.